domingo, 27 de julho de 2014

Indicação de canais literários

Olá, tudo bem com vocês?

Eu costumo postar aqui no blog apenas uma vez por semana, mas como a semana passada eu não publiquei nada, hoje tem post especial para compensar. ;)

Alguém uma vez me perguntou o motivo para eu não começar um canal literário e a resposta é muito simples: É que "eu quero evitar a fadiga" (parafraseando o Jaiminho do Chaves). Meus conhecimentos em informática são bem modestos, eu demoraria um século para editar um vídeo por mais simples que fosse e eu não tenho paciência para fazer uma coisa que me consuma tanto tempo assim.

A outra razão importante é que sempre fui do tipo que acredita na máxima: "Se não tem nada de novo ou interessante para acrescentar, então fica calada". Eu tenho que ser honesta, não sei se eu teria a desenvoltura necessária para falar sobre livros em um vídeo, provavelmente esta atividade seria hercúlea para mim, além do que, eu não teria nada de novo a oferecer a um possível seguidor, porque não consigo imaginar, pelo menos por hora, uma ideia inovadora na forma de falar sobre livros.

Acompanho muitos canais excelentes, com pessoas que fazem muito bem o que se propõem fazer e por isso prefiro a satisfação de acompanha-las a ter que fazer meus próprios vídeos. Resolvi, então, fazer um post com a indicação de alguns canais literários que acompanho. A princípio eu pensava em selecionar 5, mas vi que seria impossível, então aumentei para 10 e ainda assim não deu. Separei 14 indicações (isso com muito aperto no peito, porque muitos canais bacanas ficaram de fora). Eles estão indicados em ordem aleatória, ok?





Acho que esse é o canal literário mais antigo no Brasil e é também um dos mais populares. Foi o que primeiro descobri. Ele me inseriu nesse universo e me deixou completamente viciada. Criado pela Tatiana Feltrin, ele traz comentários de leitura dos mais variados gêneros, sempre de modo único e interessante. Às vezes acontece de não me identificar com algumas coisas, mas é só pelo meu gosto contemplar alguns estilos diferentes. Não tenho o que dizer além do fato de ser muito bom.


Este é o canal da Gisele Eberspächer e eu acho excelente. Já peguei ótimas dicas de leitura com a Gisele, mesmo os nossos gostos não "casando" todo o tempo. Eu sempre gosto dos vídeos que ela faz e acho que merecia ter mais seguidores do que tem (todos merecem, né?). Ela tem um gosto diferente, que foge da literatura das massas, isso faz o canal bem especial. E amo o fato dela conseguir fazer vídeos concisos, sem perder qualidade, porque morro de preguiça de assistir vídeos que vão exigir de mim horas e horas do meu dia (afinal não acompanho apenas um canal!).


Outro canal que super recomendo é o da Michas Borges. A Michas é graduada em Jornalismo e é super articulada. Ela consegue imprimir seu ponto de vista de uma maneira bem pontual e inteligente. Temos um gosto bem parecido, apesar de eu não ter lido muitos dos livros que ela recomenda. Ela é muito atenciosa com as pessoas que acompanham o canal, sempre encontrando uma forma de dar atenção, mesmo que seja pelos comentários. E ela também gosta de Jane Austen! Muito amor, gente! ♥


Chefiado pela Stela Aquino, esse é um canal relativamente novo, acho que começou o ano passado, mas parece que está aí na rede faz tempo. Stela fala muito bem, é versátil, perspicaz e tem umas tiradas bem engraçadas. Simpática e com bastante desenvoltura diante da câmera, conquista logo de cara.


O que esperar de uma pessoa que gosta de Gilmore Girls? Só coisa boa, com certeza! A Mell Ferraz é uma fofa. Ela fala com bastante propriedade e paixão, sem deixar de destacar os pontos falhos de uma história. Tem um gosto bem variado. Assistir ao canal dela é ter certeza de encontrar sempre uma boa indicação de livro.


Este foi o último canal que descobri e, tipo, não sei como fiquei tanto tempo sem assistir vídeos tão engraçados. Comandado pelo Victor, Ana e Júnior, o Olhos de Ressaca é a prova de que para falar de livros não precisa ser blasé. Impossível assistir os vídeos sem rir. Se eu fosse você nem esperava, ia logo correndo me inscrever no canal.


Garota It é outro canal bem popular no youtube. Voltado para a literatura jovem, mas qualquer um pode se agradar. A Pâm Gonçalves é quem dá a cara do canal. Nós temos gostos muito diferentes, mas apesar disso gosto de assistir os vídeos, porque são bem dinâmicos e interativos (acho que posso dizer isso). A Pâm consegue se comunicar com todos os jovens.


Eu nem sei dizer porque assistir o canal da Luara é tão bom, só sei que é. Sempre que sai um vídeo novo, tenho que correr para assistir. Nunca vamos encontrar comentários de leitura rasos neste canal ou no blog, porque o conhecimento da Luara é bem vasto. 


Este é para matar a saudade de Recife. Tão bom quanto assistir as resenhas é ouvir o sotaque dessa pernambucana arretada. Eduarda é uma fã incontestável de Agatha Christie e conhece como ninguém o gênero dos Thrillers policiais e suspense. Ainda assim consegue deixar o lado mais menina reinar e passar ótimas dicas de romance e livros de banca. 


Formada em Jornalismo, Vitória sempre busca formas de inovar. Foi através dela que aprendi um pouco mais sobre a carreira editorial. Neste canal não há espaço para mimimi. Ela é objetiva, pragmática e tem os comentários mais versáteis, com um toque de humor ácido. Acho super bacana porque ela também costuma falar sobre livros cristãos. Conheci ótimos autores através dela.


Ninguém faz vídeos como a Vevs, ela é única. Se você acha bom assistir pessoas simpáticas falando sobre livros, imagina o que é assistir uma pessoa que além disso ainda canta e atua. Só nunca vi a Vevs dançar, mas de resto... Só coisa boa. Ela costuma se aprofundar bem no estudo das obras que resenha, dando uma breve aula de literatura, mas sem academicismos exagerados.


LidoLendo é o canal da pessoa mais alto-astral que já vi na rede. Com a Isa não tem tempo e nem resenha ruim. Viciada em ficção científica, mas sem preconceitos. Lê de tudo um pouco. Tem a mania fofa de escolher os livros pelos títulos e pelas capas, mas sem ler a sinopse. Por isso vemos muita vezes resenhas dos livros mais inesperados. Agora uma coisa é certa, se a Isa indicar um livro, pode ter certeza que é bom. Uma vez por mês, no LidoLendo Retrô, ela indica também séries e filmes. Vale dar uma passada no canal! ;)


Outro canal de uma pessoa que fala estupidamente bem (está até ficando sem graça, né?). A Mariana Gastal tem um gosto bem apurado para a leitura. Você vê o amadurecimento das escolhas que ela faz. Acho que nem o autor conseguiria falar tão verdadeiramente do próprio livro quanto ela. A Mariana não tem medo de falar o que pensa, por isso você pode confiar no gosto literário dela.

Estante da Nine

Indico fortemente este canal. Conheci o canal buscando vídeos novos no youtube e desde então não perco um só vídeo. A Nine é extremamente articulada e tem um senso analítico e crítico bem desenvolvido. Não temos um gosto literário muito semelhante, ou até tenhamos, não sei dizer, o que sei é que levo em muito boa conta os pontos de vista da Nine.

Espero que vocês tenham gostado do post!

Se alguém quiser que eu indique outros canais que acompanho é só deixar aqui nos comentários. Posso fazer um post especial indicando também os canais que não são literários. ;)

Obrigada pela visita.

Abraços!

Um comentário:

  1. Gostei e achei muito criativa a ideia de divulgar canais literários.
    Parabéns...considero seus comentários muito pertinentes..
    Beijocas..

    ResponderExcluir