quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em Chamas (Suzanne Collins) - Livro + Filme

ALERTA DE SPOILERS: Este texto poderá conter revelações do enredo e eventos do primeiro e segundo livro. Se você tem a intenção de ler os livros ou assistir o filme, recomendo que pare a leitura do post por aqui e volte depois ou pule para o final e assista os trailers e entrevistas com o elenco. Desde já, agradeço sua visita. Volte sempre! ;)


Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Título original: Catching Fire
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Páginas: 413

*Li em E-Book.




Hoje irei compartilhar minhas impressões de leitura de Em Chamas, segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes (Para ler meus comentários sobre o primeiro livro, clique aqui). Já aviso logo, não serei imparcial. Gosto demais dessa série (pelo menos dos livros que li até agora).

Ô livrinho bom! Bom! Muito bom!

Nesta peça retornamos ao distrito 12 e ficamos conhecendo um pouco da rotina de Katniss e Peeta na Vila dos Vitoriosos. Vemos o desenvolvimento do relacionamento dos dois após os jogos. Katniss sente a pressão de ter desafiado a Capital e passa a ser intimidada pelo Presidente Snow, que exige que ela assuma uma postura mais apaixonada para conter as revoltas. Durante a turnê dos vitoriosos, Katniss e Peeta se deparam com pequenos motins, sinais de que os distritos estão dispostos a se rebelarem contra a Capital e para conter qualquer revolta, Snow utiliza ainda mais seu papel opressor convocando todos os vencedores dos outros Jogos Vorazes para a colheita que resultaria na 75ª edição dos Jogos Vorazes e 3º Massacre Quaternário (Quarter Quell)*. A partir daí se desenrola toda a história.

*(Correção sugerida pela Aninha, do blog fashionoslhos. Brigadão! Viajei completamente na informação que dei, mas tudo certo agora. Quer saber um pouco mais sobre o 2º Quarter Quell, a edição que o Haymitch participou? Então dá uma olhada no FASHIONOSOLHOS, lá tem um post bem bacana. Seu eu fosse você não deixaria de conferir). ;)

Eu gostei muito desta obra. Achei muito inteligente a forma como a autora foi conduzindo a trama, para chegarmos em um enredo tão elaborado.

Eu senti que Em Chamas é um livro muito mais político. Ele ainda mantém a ação, mas sempre nos colocando em meio a questão política de uma população pobre e sofrida, que vive sob o comando de um agente opressor, um déspota da mais fina qualidade. Dá para refletir muito a respeito desse cenário. Temos muitas nações em nossa nossa realidade que possuem um pezinho lá na Capital. Fica mais claro a batalha de classes, a luta pela sobrevivência, a busca pela dignidade.

Tudo no livro me surpreendeu (Ok. Não tanto assim, porque assisti o filme primeiro). Não achei que foi mais do mesmo. A abordagem da arena foi diferente. Enquanto no primeiro livro temos mais ação, mais luta corporal, sangue e mortes; no segundo temos uma abordagem mais sutil. Ainda que tenhamos ação, ela dá um pouco de espaço aos diálogos, a formação de alianças. Vemos nitidamente que não só de ferro e fogo se faz uma luta, mas também de estratégia e uma certa diplomacia. E para agradar todo mundo, temos o bom e velho banho de sangue também. Muita adrenalina. Aqui a luta não é tanto entre os concorrentes, mas contra o inimigo maior, a Capital.

Amei o final. Realmente foi um excelente fechamento. Mal posso esperar para ler A Esperança. Gostei do fato do triângulo amoroso ter saído um pouco de cena - Gale, para mim, é insignificante. Apesar de Gale continuar lá presente, vemos os sentimentos de Katniss por Peeta emergindo. É a história dos dois e eles não poderiam estar melhores.

Como ponto negativo só posso citar a ausência da vivência familiar de Peeta. No Jogos Vorazes podemos observar o quão difícil é o relacionamento familiar dele, que é constantemente mal-tratado e depreciado, especialmente pela mãe. Ele foi para os Jogos desacreditado pelos pais e retornou um vencedor ético e integro, sempre mantendo seu bom coração. Realmente senti falta do desenvolvimento do lado do Peeta na história, achei que poderia ter sido melhor explorado.

O comportamento da Katniss em alguns momentos me causou inquietação, achei a personagem perdida, meio boba, pouco capaz de enxergar o óbvio, mas compreendo perfeitamente o comportamento. Não posso esquecer que ela é uma personagem de 16/17 anos e está em um contexto enlouquecedor, uma armadilha psicológica. Talvez eu agisse da mesma maneira.




"Você podia viver cem vidas e ainda assim não merecer aquele cara, sabia?"





O Filme:




Apesar das alterações, achei um filme bem adaptado. Acho que a obra cinematográfica foi bem fiel (lógico, dentro do que se espera de adaptações). Ocorreram modificações aqui e ali, mas nada que possa causar uma revolta fora de Panem (só os fortes entenderão). Só acho que alguns personagens poderiam ter sido melhor explorados. A primeira adaptação cortou alguns personagens secundários, deixando-os, com isso, de fora da segunda adaptação e eu simplesmente acho que enriqueceria a história tê-los no filme, mesmo que eles pareçam pouco significantes.

Não gostei do triângulo amoroso do filme, abordagem meio forçada, na minha opinião. Fica evidente no livro, pelo menos para mim, que Katniss não tem tantas dúvidas com relação ao Gale, na verdade, ela tem medo de perder o amigo de infância, mas quem mexe com seu coração e corpo é Peeta.

Agora história a parte, eu não entendo de moda, mas o figurino foi um verdadeiro show. O que é aquela transformação da Katniss de noiva para mockingjay? Os figurinistas trabalharam muito bem. Na verdade, toda parte técnica merece elogios.

Gosto muito da escalação do elenco. Não é de hoje que acompanho o trabalho de Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson (que esteve muito fofo em ABC do amor), acho que eles são ótimos atores. O restante do elenco também é maravilhoso.






Trailers:




Entrevistas com o elenco:




Ficha técnica:
Título: Jogos Vorazes: Em Chamas
Título original: The Hunger Games: Catching Fire
Diretor: Francis Lawrence
Nacionalidade: EUA
Ano: 2013
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Jutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks, Phillip Seymour Hoffman, entre outros.

2 comentários:

  1. Catching Fire é o meu livro favorito da trilogia. Eu achei muito legal como ela mostrou a vida no distrito 12 depois da vitoria. Gostei que mostrou um pouco de como mudou a relação com o Gale. Eu achei um pouco inesperado o jeito que o relacionamento da Katniss e do Peeta acabou acontecendo. Pq eu sei q ela tava fingindo ser apaixonada por ele, mas ela também não tinha o coração de pedra né... a relação ficou um gelo total...
    Amei o tour que eles fizeram pelos distritos, eu me ACABEI DE CHORAR no distrito 11 quando ela resolve falar no microfone. Ta certo que gente acaba morrendo, mas nossa que emoçao que eu senti quando ela começa a falar da Rue <3
    Achei legal tambem a forma como a amizade dela e do Peeta foi se transformando, e até mesmo com o Haymitch. Os 3 se amam de uma forma estranha, mas amam.
    Eu amei essa edição dos jogos, fiz até um post sobre isso no meu blog hahaha A cada 25 anos ter um massacre quartenario é foda, e fazer a colheita apartir dos vitoriosos existentes foi o golpe mais de filho da puta que podia ter! Mas foi fantastico pois conhecemos personagens que jamais vamos esquecer ( oi Finnick, te amo muito pra sempre ta?). Achei muito foda o jeito como os vitoriosos se tratam, com amizade, mesmo no meio da merda toda q esta acontecendo.
    E o que falar do Cinna? Genio! Se sacrificou lindamente fazendo o vestido da Katniss virar um tordo <3 eu chorei MUITO quando eu vi no cinema e so de pensar ainda choro tb hahaha pq vc pensa quando isso ta acontecendo "cinna ja era". E a entrevista do Peeta? Ele sempre consegue fazer todos os outros entrevistados sumirem do mapa quando ele fala. O que ele falou do bebe foi demais. Inclusive no filme eles nao focaram muito nessa coisa de ela fingir que esta gravida na arena...
    Se vc achou que a katniss te irritou nesse livrro, se prepara pro proximo... da vontade de entrar no livro e enforcar essa maldita hahahaha Leia logo pra gente comentar... Acho que deu pra perceber que me empolgo mto com esses livros hahaha

    http://www.fashionosolhos.com/the-second-quarter-quell meu post sobre o segundo massacre sangrento haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu terminei de ler a trilogia esses dias, inclusive já preparei meus comentários a respeito de A Esperança. Devo lançar o post em algumas semanas. Honestamente, Em Chamas também é meu preferido. Tem uma coisa nele que nos envolve, sabe? É o tipo de livro que não dá para ficar indiferente a ele. Eu queria muito que A Esperança me arrebatasse tanto quanto Em Chamas, mas não foi bem assim. Não que eu não tenha gostado do último, mas o segundo me cativou mais. E você tem razão... Deu vontade de dar uns "sacodes" na Katniss. Peloamooorrr! Ela conseguiu me irritar um pouquinho, viu? Tá, mais que um pouquinho. Rs. Tipo, eu sei que ela está na merda, mas faça alguma coisa para sair. Sempre tem que alguém vir ao resgate dela...
      Eu achei magnífica a ideia da colheita ser a partir dos vitoriosos, foi péssimo para eles, mas para o leitor foi maravilhoso. Eu cultivava muita curiosidade em relação aos Jogos anteriores, principalmente a edição do Haymitch e foi bom saber como aconteceu, entender a razão dele ter se tornado um bêbado decadente, pelo menos na superfície, porque ele é um personagem muito rico. Se eu tivesse passado o que ele passou, acho que também ia querer beber até cair.
      Também chorei um bocado assistindo o filme e mais de uma vez, diga-se de passagem. hehehehe. Ver o tour da vitória, o princípio da rebelião, o fim do Cinna... Tudo isso é emoção demais! E enquanto lia, chorava tudo de novo. Por sinal, Finnick me fez chorar no último livro. Ai, ai, Finnick! Eu gostei demais dele. Se Peeta já não fosse meu queridão, o posto seria do Finnick. Mas ele está lá na disputa. O que mais gosto nessa trilogia é isso, como a gente consegue criar afeto por tantos personagens diferentes. É como se eles fossem reais.
      Amei a tua empolgação, porque assim posso me empolgar também. Minha resposta saiu tão grande quanto o post. hihihi. Gosto de comentário assim, que me faz querer falar da história por horas. hehehe
      P.S: Obrigada pela observação. Não tinha nem percebido o que tinha escrito. Obrigada mesmo!

      Excluir