sexta-feira, 11 de julho de 2014

Quem lê muitos livros faz realmente uma boa leitura?

Até o fim de junho eu li um total de 18 livros. Estava me sentindo bem comigo mesma, orgulhosa de mim e do meu desempenho. 18 livros em um intervalo de 06 meses não é uma quantia assim tão absurda, mas em comparação a outros anos, acho que li bastante para o meu padrão de leitura. No entanto, eu sempre me via desanimar diante das longas listas de leitura alheia. Não é difícil encontrar na blogosfera bloggers e vloggers que leem 63, 66, 87 livros por ano... Com tanta disposição assim dos outros, não tinha como eu não cair na cobrança. E é sempre assim que me sinto, como se fosse a pessoa que menos lê no planeta.

Aí me veio a questão, será que essas pessoas aproveitam absolutamente tudo do que leem? Pode funcionar para elas, não duvido da habilidade e capacidade que essas pessoas têm de absorver os mais diversos conteúdos, mas para mim, infelizmente, não funciona tão bem assim. Cada vez que avanço em uma leitura, me pego esquecendo detalhes triviais da narrativa ou simplesmente não assimilando a história. Isso é um fato, eu não poderia negar. No meu íntimo gostaria de ler muito mais, contudo, sei que esse ritmo de leitura é o máximo para mim, pelo menos por enquanto. Sabendo disso, me nego a sacrificar minha compreensão de um bom enredo em nome dos números. No fim, eles são apenas o que são, números, mas histórias não, elas sempre oferecem muito mais e isso tem que bastar para mim.

Continuo admirando incondicionalmente estas pessoas que conseguem ler uma grande quantidade de livros durante um ano, aproveitando todo o potencial da escrita de um autor, sem perder a qualidade. Gostaria de ser assim também, mas não sou. Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade, nem na literatura, nem na vida. Então por que tanta cobrança? Por que desespero para bater tantas metas? Não quero mais me impor culpa porque leio menos, quero simplesmente me recostar no fim do dia, descansar calmamente e me encontrar com aquele livro amigo que me acompanha e aconchega por pouco ou muito tempo, quero a tranquilidade de desfrutar da satisfação de ser intima com um personagem e sentir o significado de cada palavra do texto.

Que seja assim sempre. Se você lê muito, parabéns! Se você lê pouco, continue motivado! E que viva a liberdade, dentro e fora dos livros!

2 comentários:

  1. Muito bem, o importante é qualidade da leitura, o envolvimento com o conteúdo, aquela intimidade com o autor.
    De fato parabéns para os que conseguem ler esta quantidade.
    O mérito é ler, não importa a quantidade, parabéns pela sua conclusão. Menos cobrança e mais deleite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você resumiu tudo neste comentário. Ler realmente é o maior mérito de todos. Só de querer bater as próprias metas, já por milhões de leitura. No fim, o que importa mesmo é satisfação da leitura. Obrigada pelo comentário, viu? Beijos

      Excluir